Aspectos Geográficos

 

 O Município de Ipirá possui uma área de 3.024 km² e está dividida em zona urbana e rural. As coordenadas são longitude oeste – 39º 44′ 14″ e latitude sul – 12º 09′ 30″.

Limita-se ao norte com os municípios de Pintadas e Pé de Serra, ao leste com Rafael Jambeiro, ao sul com Iaçu e a oeste com Itaberaba, Ruy Barbosa, Macajuba e Baixa Grande.

Todos os 3.024 km² do município estão inseridos na região semi-árida do nordeste brasileiro, que abrange também todo sertão baiano – zona sujeita a longos e repetidos processos de estiagem, que acabam por causar graves problemas as camadas mais pobres da população

O sistema hidrográfico evidencia o Rio do Peixe que ocorre na porção central do município, a oeste da sede municipal. É uma drenagem perene que entra na área municipal de Pintadas e sai da mesma pelo sul, em direção a Rafael Jambeiro.

O relevo é tipicamente identificado como pediplano sertanejo, e é formado por planaltos e pequenas planícies: Serras das Vacas, Serra da Caboronga, Monte Alto.

O Município de Ipirá é constituído de rochas cristalinas, pertencentes principalmente ao complexo Caraíba e em menor proporção ao complexo Tanque Novo-Ipirá, além da suíte São José do Jacuípe e corpos granitóides. Coberturas detrito-lateríticas ocorrem principalmente na porção ocidental do município sendo caracterizadas por areias com níveis de argila e cascalho e crosta laterítica. O complexo Caraíba ocorre em toda a área do município e está representado por ortognaisses enderbítico, charnoenderbítico e charnockítico, em parte migmatizados, em maior proporção, além de ortognaisse granulítico retrometamorfizado à hornblenda-biotita gnaisse e ortognaisse mangerítico echarnockítico. O complexo Tanque Novo-Ipirá ocorre em faixas estreitas e alongadas na porção central do município e está representado pelo gnaisse Ipirá, constituído por gnaisse kinzigítico, rocha calcissilicática, quartizito, formação ferrífera, xisto grafitoso e anfibolito/metamafito. Na porção ocidental do município ocorrem os litótipos da suíte São José do Jacuípe em faixas estreitas e descontínuas constituídos por metanorito, metagabronorito, metapiroxenito, metaleucogabro e metaferrogabro granulíticos, toleíticos.

 Destaca-se ainda a presença de corpos granitóides de tamanhos variados que ocorrem na porção oriental do município, sendo constituídos por granito, granodioritos, monzonito e sienito, além de corpos máficos ultramáficos diferenciados, que ocorrem em menor proporção. Seus solos variam de latossolos distróficos, planossolos solódicos eutróficos, luvissolos eutróficos a vertissolos e neossolos litólicos eutróficos.

A vegetação de Ipirá foi catalogada como pertencente aos seguintes tipos: caatinga , mata, capoeira arbórea aberta ou densa (com palmeiras), floresta estacional decidual e contato caatinga-floresta estacional.